O que é Mushups? Exemplos?
São um novo género de aplicações Web interactivas que tiram partido de conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. São um marco da segunda geração de aplicações Web informalmente conhecida como Web 2.0.
Exemplos: Aplicações do Google; Orkut; Gmail; iGoogle.
Tipos de Sistemas Cloud:
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (Ex.: Windows Azure).
SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (Ex.: Google Docs , Microsoft Sharepoint Online).
O que é ZOHO?
Também chamado Zoho Office é uma aplicação de escritório online que inclui processador de texto (Zoho Writer), folha de cálculo (Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show), bloco de notas (Zoho Notebook), wikis (Zoho Wiki), agenda (Zoho Planner), conversa (Zoho Chat) e email. Para aplicações profissionais o Zoho incluiu aplicações de gestão de projectos, CRM, facturação, conferência e base de dados. http://www.zoho.com/
Elaboramos um artigo sobre a Historia da Informática utilizando a ferramenta gratuita Zoho Writer, foi apreciada uma grande facilidade de trabalho e eficacia com esta ferramenta "da nuvem", somente dechando a desejar quando é utilizada uma banda larga não muito boa. Possui muitas ferramentas interesantes, como por exemplo poder salvar nossos arquivos na nuvem, com um simples guardar o artigo ja fica guardado na nossa conta virtual, podendo ser accesada sempre que façamos login! O artigo esta a continuação do questionario.
Desvantagens do Cloud Computing:
O primeiro fator que o cloud deixa a desejar é quando há uma grande necessidade de I/O, um volume grande de leitura/escrita em disco. Como se está em uma máquina virtual, a taxa de leitura/escrita da máquina física é dividida entre todas as máquinas virtuais. Então mesmo que a máquina física tenha vários discos em RAID 10 ou RAID 5, não será possível conseguir uma alta taxa. Envio de emails também cai nessa categoria, MTAs fazem muito uso de filas em disco. Em geral qualquer tipo de aplicação que precise manipular arquivos que ficam no disco gosta muito de I/O, e portanto não é boa para o cloud.
Um outro ponto em que o cloud computing deixa a desejar são aplicações que usem um grande volume de memória ram. Existe um barramento chamado FSB (front side bus) que determina a frequência (e a velocidade) de transferência de dados do processador para o northbridge. Por exemplo: um processador e placa-mãe que funcionem com um FSB de 8 bytes de largura (64 bits) a uma frequência de 1066 MHz e com 4 transferências por ciclo, teriam um limite teórico de 34.112 MB. Esse seria o valor máximo de dados que pode trafegar do processador para a memória por segundo. Numa máquina virtual estamos dividindo essa taxa com todas as outras máquinas virtuais do servidor físico, e se tivermos algum vizinho usando bastante ram isso pode incomodar.
É claro que essas diferenças só começam a aparecer quando o uso dos recursos é grande. Para aplicações simples que não consumam muitos recursos o cloud computing ainda é uma ótima escolha.bastante ram isso pode incomodar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário