terça-feira, 11 de outubro de 2011

WINDOWS PHONE 7 !!


         O Windows Phone 7 (inicialmente chamado de Windows Phone 7 Series) é um sistema móvel,desenvolvido pela Microsoft, sucessor da plataforma Windows Mobile, que, ao contrário éfocado no mercado de consumo, em vez do mercado empresarial. Foi lançado na Europa, e Singapura no dia 21 de outubro de 2010, nos EUA e Canadá no dia 8 de novembro e noMéxico dia 24 do mesmo mês, estando previsto o lançamento na Ásia durante o ano de 2011.
 
Diferenças Windows Mobile e Phone 7
  
              Entrando em completa ruptura com as antigas versões da sua plataforma móvel Windows Mobile, a Microsoft apresenta no Windows Phone 7 uma nova interface gráfica, denominada "Metro", não permitindo interfaces personalizáveis, como acontecia até então, controlando rigorosamente todo o hardware em que o sistema operacional funciona, o que não acontecia. Como resultado dessa ruptura nenhuma das aplicações que existiam para a plataforma anterior funcionam no novo sistema.

     Em 2008, o Windows Mobile 7, o sucessor tradicional do Windows Mobile, foi cancelado e substituído pelo Windows Phone 7. Ao contrário do Windows Mobile 7, o Windows Phone 7 foi inteiramente reescrito e não é baseado no Windows Mobile 6.5 ou anterior. O Windows Phone 7, que requer telas de toques capacitivos, é projetado para ser "amigável ao dedo" e não necessita de stylus ou telas táteis resistivos, ao contrário do Windows Mobile.
 
             Por causa da reescrita, o Windows Phone 7 tem características d  iferentes do Windows Mobile e, como resultado disso, muitas das funcionalidades do Windows Mobile não estão mais presentes. A Microsoft afirmou que algumas dessas funcionalidades não estão presentes por desenho enquanto outras ainda serão implementadas por causa de restrições de tempo e estarão presentes em atualizações futuras. Entre essas, estão multitarefa completo para aplicações de terceiros, Adobe Flash, conexão com pontos de acesso Wi-Fi ocultos ou que tenham um endereço IP estático, tethering para um computador (permitir um computador acessar a Internet através da ligação a Internet do celular), um explorador de pastas para o sistema inteiro, transferência de pastas por Bluetooth, mensagens USSD ou toques personalizáveis.

Telas Principais
 Phone 7 :


Mobile 7

Criticas


Tem sido alvo de críticas tanto positivas, como :
  •          nova interface gráfica
  •          estabilidade e fluidez do sistema
  •          seu teclado virtual
  •          integração com o Zune e Xbox


Tanto negativas: 
  •          à falta de multitarefa completo para aplicações de terceiros
  •          falta de um grande número de aplicações na Marketplace.


      Teve um início de vendas considerado fraco, mas uma recente parceria com a fabricante Nokia dá esperanças a um crescimento da plataforma, a quando do lançamento dos primeiros terminais da marca. A esta parceria juntam-se outras fabricantes que, entretanto também se juntaram à plataforma e a uma futura, já anunciada, grande atualização do sistema, que promete corrigir todos os erros até agora apontados a todo o sistema.
 
Interface e aplicativos
            Um dos pontos mais abordados é a opção de multitarefas, onde o usuário pode alterar de janelas e aplicativos sem a necessidade de fecha-los, sendo possível utilizar programas em segundo plano, um exemplo é utilizar um jogo e o player de musicas Spotify ao mesmo tempo, podendo ate mesmo alterar a musica ou o volume do player sem fechar o jogo. O Windows Phone 7 possui integração com Twitter, com XBOX Live, e ainda possui o Internet Explorer 9 para celular. E já foi anunciado o aclamado jogo Angry Birds que também estará disponível para o Windows Phone.
 
Hardware e requisitos
 
A Microsoft informou que vai exigir requisitos “duros, mas justos” para os fabricantes de smartphones. Todos os dispositivos devem ter no mínimo: 
  •          Tela sensível ao toque, com multitoque de 4 pontos e resolução WVGA de 480x800.
  •          Processador ARM v7 “córtex/Scorpion”.
  •          Gráficos com capacidade de renderização Directx 9.
  •          Câmera de 5 mp, com flash.
  •          Sintonizador de radio FM.
  •          6 botões físicos dedicados- voltar atrás, inicio, procura, câmera, ligar/desligar, volume +/-.
  •          Sensor de luminosidade, sensor de proximidade, GPS, Giroscópio, Acelerômetro com bussola.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Desenvolver Software é P&D


Cada vez mais empresas sentem a necessidade da utilização de softwares para as mais diversas áreas, mas não sabem com funciona o processo de desenvolvimento e como ele é importante, onde antes de tudo é feito um estudo sobre as necessidades e funções que o software disponibilizara para solucionar as dificuldades que as empresas sofrem e a tecnologia a ser utilizada para o desenvolvimento, para poder chegar ao objetivo final.
O Brasil hoje possui em grande estimulo em pesquisas e desenvolvimento, permitindo que milhares de empresas de desenvolvimento de soluções inovadoras possam criar soluções para os diversos desafios que o pais enfrenta, como o autor diz “Afinal, quem seria contra idéias que permitam aumentar a qualidade de ensino, tornar hospitais mais eficazes, aumentar a eficiência de transportes, aumentar a produtividade da agroindústria, reduzir riscos nas plataformas e tantas outras oportunidades.”, com esse estimulo vai produzir uma grande quantidade de profissionais especializados nos mais variados assuntos tornando o Brasil um especialistas nos mais diversos temas, sem a necessidade de dependermos do conhecimento externo. O Brasil esta se tornando uma nação desenvolvida, mas precisa do conhecimento de diversas áreas para poder chegar lá.

domingo, 4 de setembro de 2011

Mais sobre Cloud Computing!!

O que é Mushups? Exemplos?

São um novo género de aplicações Web interactivas que tiram partido de conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. São um marco da segunda geração de aplicações Web informalmente conhecida como  Web 2.0.
Exemplos: Aplicações do Google; Orkut; Gmail; iGoogle.

Tipos de Sistemas Cloud:

IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.

PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (Ex.: Windows Azure).

SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (Ex.: Google Docs , Microsoft Sharepoint Online).

O que é ZOHO?


Também chamado Zoho Office é uma aplicação de escritório online que inclui processador de texto (Zoho Writer), folha de cálculo (Zoho Sheet), apresentações (Zoho Show), bloco de notas (Zoho Notebook), wikis (Zoho Wiki), agenda (Zoho Planner), conversa (Zoho Chat) e email. Para aplicações profissionais o Zoho incluiu aplicações de gestão de projectos, CRM, facturação, conferência e base de dados. http://www.zoho.com/

Elaboramos um artigo sobre a Historia da Informática utilizando a ferramenta gratuita Zoho Writer, foi apreciada uma grande facilidade de trabalho e eficacia com esta ferramenta "da nuvem", somente dechando a desejar quando é utilizada uma banda larga não muito boa. Possui muitas ferramentas interesantes, como por exemplo poder salvar nossos arquivos na nuvem, com um simples guardar o artigo ja fica guardado na nossa conta virtual, podendo ser accesada sempre que façamos login! O artigo esta a continuação do questionario.


Desvantagens do Cloud Computing:

    O primeiro fator que o cloud deixa a desejar é quando há uma grande necessidade de I/O, um volume grande de leitura/escrita em disco. Como se está em uma máquina virtual, a taxa de leitura/escrita da máquina física é dividida entre todas as máquinas virtuais. Então mesmo que a máquina física tenha vários discos em RAID 10 ou RAID 5, não será possível conseguir uma alta taxa. Envio de emails também cai nessa categoria, MTAs fazem muito uso de filas em disco. Em geral qualquer tipo de aplicação que precise manipular arquivos que ficam no disco gosta muito de I/O, e portanto não é boa para o cloud.

    Um outro ponto em que o cloud computing deixa a desejar são aplicações que usem um grande volume de memória ram. Existe um barramento chamado FSB (front side bus) que determina a frequência (e a velocidade) de transferência de dados do processador para o northbridge. Por exemplo: um processador e placa-mãe que funcionem com um FSB de 8 bytes de largura (64 bits) a uma frequência de 1066 MHz e com 4 transferências por ciclo, teriam um limite teórico de 34.112 MB. Esse seria o valor máximo de dados que pode trafegar do processador para a memória por segundo. Numa máquina virtual estamos dividindo essa taxa com todas as outras máquinas virtuais do servidor físico, e se tivermos algum vizinho usando bastante ram isso pode incomodar.

    É claro que essas diferenças só começam a aparecer quando o uso dos recursos é grande. Para aplicações simples que não consumam muitos recursos o cloud computing ainda é uma ótima escolha.bastante ram isso pode incomodar.

A história da informática

Visto que a informática é uma das áreas que mais importância ganhou na sociedade moderna, no nosso dia-a-dia, é relevante ser traçado o seu percurso histórico, visto que é relevante muitas vezes até mesmo para trabalhos realizados por estudantes, ao longo do seu percurso académico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são a base de qualquer empresa/negócio ou até mesmo do saber base social de cada um de nós, enquanto membros activos da sociedade.

​O primeiro computador, o ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) anunciado a 1946, era uma máquina gigantesca que ocupava um espaço tremendo de 62 metros quadrados, pesando cerca de 27 toneladas, constituído por motores e válvulas, sendo utilizado para realizar os cálculos matemáticos a serem utilizados no funcionamento da bomba de hidrogénio.
Dez anos depois surge no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o primeiro computador que utilizava agora, transístores como ferramenta na manipulação da informação computada.

Cronologia da Informática


Em 1963 é patenteado o rato e no ano seguinte, um pesquisador norte-americano projectou e criou a primeira rede de computadores interligada por fios.

​Cinco anos depois a IBM desenvolveu o Ramac 305, utilizando discos de memória de 5 megabits.

​Em 1975 foi desenvolvida a linguagem Basic, a primeira linguagem para microcomputadores. Ainda no mesmo ano, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company.



​Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. A partir dai estava lançada a “guerra” entre as empresas e foi sempre uma disputa a ver quem fazia melhores descobertas a nível de informática.

​Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0.

​Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet. Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux.

​Foi a redução de tamanho e o aumento na velocidade e capacidade de processamento, a maior prova da evolução extremamente rápida das capacidades tecnológicas e científicas da Humanidade, uma vez que este “salto“, desde o ENIAC ao primeiro PC, deu-se apenas, em 30 anos.

​O Windows 95, foi visto quase como que o primeiro sistema operativo que era intuitivo e de fácil utilização, pelo grande público. Até então, o computador não era algo que fosse propriamente para o orçamento e/ou entendimento das massas. Este tipo de sistema operativo veio a preencher a lacuna entre o consumidor em geral e o mundo das novas tecnologias, contribuindo para que o PC (Personal Computer) se tornasse apenas mais um electrodoméstico, cada vez mais pequeno e avançado.

​Actualmente, o PC é como que um ser de rápida evolução, isto é visível na sua portabilidade/ tamanho e na complexidade de operações que consegue executar, tanto a nível de arquitectura de hardware (parte física do computador), como processadores mais velozes, maior capacidade de RAM, a arquitectura do Serial BUS e métodos de arrefecimento mais eficientes e avançados, como a Hidro-refrigeração, que consiste na utilização de água como método de arrefecimento.

​Em termos de software, é de notar e referenciar uma também rápida evolução,no que diz respeito às operações que hoje nos é possível realizar no PC de nossa casa, desde estudos astronómicos, a criação de elementos gráficos e composição de vídeo e até mesmo, o desfrutar de experiências lúdicas, nomeadamente, jogos de computador, que conseguem criar realidades alternativas de alto detalhe, sendo algo que já todos tomámos quase como um bem essencial ou apenas mais um acessório em nossas casas ou escritórios.
Com esta evolução, surgiu também toda uma nova forma de linguagem cibernauta que tem transparecido para o nosso quotidiano. Uma linguagem composta por abreviaturas, terminologias e estrangeirismos, na sua maioria ‘emprestados’ da Língua Inglesa. Isto deveu-se, principalmente, à abertura das vias de comunicação internacionais, que só foram possíveis, com o uso da Internet como um meio de uso comunicacional diário.

​Enquanto utilizador de um computador pessoal e da Internet, já me vi sujeito a muitos prós e contras da Web, como a via de comunicação que é. Esta, foi criada inicialmente como um projecto governamental nos Estados Unidos da América, para servir propósitos militares, tornou-se rapidamente um fenómeno mundial, que inicialmente servia para tornar possível a transferência de dados entre países e continentes de forma rápida e sem custos. No entanto, agora tornou-se também uma nova forma de realizar a divulgação e marketing de novos produtos, bem como a venda dos mesmos, o que deu origem ao e-commerce, o que efectivamente, torna o nosso quotidiano muito mais facilitado, possibilitando a compra de bilhetes para eventos socioculturais por via electrónica, entre outros.

​Estas novas possibilidades, que surgiram com a Internet, trouxeram, consequentemente, perigos para as crianças e adolescentes a nível mundial, nomeadamente, os perigos associados às redes sociais e chats, como regularmente são mostrados pela comunicação social, relativamente a raptos e casos de pedofilia, facilitados pelo acesso à Internet, dessas mesmas crianças e adolescentes.

​De referir, por fim, os perigos que surgiram com o aparecimento do movimento Hacker no final dos anos 80 e teve o seu pico nos anos 90, vindo a colocar em jogo, questões como a liberdade e privacidade, do cada vez mais crescente número de internautas, devido à aparente facilidade com que se podia aceder, de forma ilegal, a informação restrita e confidencial dos mesmos, muitas vezes recorrendo à publicidade enganosa, como forma de lançar os seus spam’s, bots e trojans (vírus informáticos), para recolher informações relativas aos utilizadores infectados.

​A Internet veio mandar abaixo as fronteiras físicas entre os diversos países, Línguas, culturas e comunidades. Considero que esta, tal como muitas outras evoluções que se deram na História Humana, traz consigo as vantagens acima referidas, mas também desvantagens, na medida em que a referida nova linguagem cibernauta, facilmente entra em choque com a linguagem e formas de comunicação a utilizar no nosso dia-a-dia, criando por vezes, barreiras na forma de expressão escrita e oral de algumas pessoas. Ao ouvirmos expressões como, Blog, Chat, MSN, Facebook e E-mail, apercebemo-nos automaticamente que há que alterar todo um método de pensamento pois existe um outro mundo (mundo digital) a fundir-se, constantemente com o nosso, e que a realidade que se vivia há uns anos atrás ficou para trás.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cloud Computing! Será o futuro da informática?

Embora sua denominação não seja recente e sua utilização ja tenha alguns anos, essa tecnologia está em grande crescimento por todos os lados da internet, com cada vez mais empresas investindo nesse desenvolvimento.
Mas o que é realmente Cloud Computing? tal expressão em portugues significa "computação nas nuvens", nada mais é que todos os dados que você possui no seu computador, simplesmente não pertençam a ele, e sim, a uma grande rede de informações acessiveis para qualquer computador em todos os lugares, tudo estará na internet, e qualquer alteração que você faça nessas informações irá refletir para todos os outros usúarios. Até mesmo softwares estão disponíveis na rede, como por exemplo o google docs ou até mesmo uma versão online do photoshop que está disponível pela adobe na rede. Mas seus beneficios não param por ai, atualmente está em desenvolvimento o Chrome Os, um sistema operacional do google utilizando o conceito das nuvens. A Nvidia desenvolvedora de placas gráficas de alto desempenho, também está investindo nas nuvens, com o RealityServer  onde servidores remotos especializados na renderização de imagens complexas irão fazer todo o trabalho de seu computador, possibillitando até mesmo jogar games ricos em detalhes e efeitos sem a necessidade de uma super máquina, somente tendo acesso a uma internet com conexao estável, e velocidade por volta de 20 mbps.
Com todos  esses benefícios oferecidos pela computação nas nuvens, também tem um porém, será que nossas redes de internet suportam tal serviços? muitas vezes com condições precárias oferecidas pelas operadoras! Nosso país ainda tem muito a melhorar para podermos ter acesso a produtos mais complexos oferecidos na rede, mas enquanto isso muitos já estão no nosso alcance, prontos para serem usados.